Nossa estrutura física

A Fundação Julita está instalada em uma área total de 47 mil m², sendo 4 mil m² de Mata Atlântica secundária, com mais de 5 mil árvores de 283 espécies diferentes, inclusive frutíferas atrativas para avefauna. Neste ambiente, são realizadas atividades com crianças, jovens e adultos sobre a preservação do espaço e o respeito à natureza dentro e fora da Fundação Julita. Entre elas, a recuperação do solo com a criação de núcleos de biodiversidade e a implantação de canais de infiltração de água de chuva (swales). Também temos salas, banheiros, quatro quadras poliesportivas, refeitórios, laboratório de informática, cozinha industrial, sala de costura e auditório com capacidade para 100 pessoas.

Sede Ambiental

Com o intuito de promover o vínculo entre a natureza e as crianças e jovens beneficiados, a Sede Ambiental abriga diversos animais, inclusive de grande porte como vacas e ovelhas.  O espaço também é composto por um auditório construído com técnicas de bioconstrução, banheiro seco com telhado verde, laboratório e biblioteca ambientais, cozinha experimental de PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) e mais de 23 tecnologias permaculturais; entre elas cisternas, círculo de bananeiras e canais de infiltração de água. A sede é utilizada para formações, pesquisas e disseminação das tecnologias sociais de permacultura, que são de baixo custo e atendem às necessidades locais.

Escolas públicas e privadas podem realizar uma visita guiada pelo espaço. Para agendar escreva para ambiental@fundacaojulita.org.br

Biblioteca Comunitária Multiúso

Fundada em 1976, a Biblioteca Antônio Manoel Alves de Lima tem acervo de aproximadamente 15 mil livros. Na biblioteca, é possível realizar empréstimos e fazer trabalhos e pesquisas escolares. Tem uma característica multiuso, pois tem estrutura para a realização de atividades de apoio à leitura, escrita, diálogos e interpretação de texto e de mundo, como Mediação de Leitura e Contação de Histórias, Saraus e Cines-debates, além de encontros formativos.

Outros espaços

A Fundação possui dois playgrounds, diversas salas para atividades pedagógicas e culturais,  um estúdio de gestão coletiva para ensaio de bandas da região , além de salas apropriadas para atendimento em psicologia e psicopedagogia e consultórios equipados de odontologia e enfermagem.