Nossa estrutura física

A Fundação Julita está instalada em uma área total de 47 mil m², sendo 4 mil m² de Mata Atlântica secundária, com mais de 5 mil árvores de 283 espécies diferentes, inclusive frutíferas atrativas para avefauna. Neste ambiente, são realizadas atividades com crianças, jovens e adultos sobre a preservação do espaço e o respeito à natureza dentro e fora da Fundação Julita. Entre elas, a recuperação do solo com a criação de núcleos de biodiversidade e a implantação de canais de infiltração de água de chuva (swales). Também temos salas, banheiros, 4 quadras poliesportivas, refeitórios, laboratório de informática, cozinha industrial, sala de costura e auditório com capacidade para 100 pessoas.

Sede Ambiental

Com o intuito de promover o vínculo entre a natureza e as crianças e jovens beneficiados, a Sede Ambiental abriga diversos animais. O espaço também é composto por um auditório construído com técnicas de bioconstrução, banheiro seco com telhado verde, laboratório e biblioteca ambientais, cozinha experimental de PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) e mais de 38 tecnologias permaculturais; entre elas cisternas, círculo de bananeiras e canais de infiltração de água. A sede é utilizada para formações, pesquisas e disseminação das tecnologias sociais de permacultura, que são de baixo custo e atendem às necessidades locais.

Escolas públicas e privadas podem realizar uma visita guiada pelo espaço. Para agendar escreva para ambiental@fundacaojulita.org.br

Biblioteca Comunitária Multiúso

Fundada em 1976, a Biblioteca Antônio Manoel Alves de Lima tem acervo de aproximadamente 1 mil livros. Na biblioteca, é possível realizar empréstimos e fazer trabalhos e pesquisas escolares. Tem uma característica multiuso, pois tem estrutura para a realização de atividades de apoio à leitura, escrita, diálogos e interpretação de texto e de mundo, como Mediação de Leitura e Contação de Histórias, Saraus e Cines-debates, além de encontros formativos.

Em 2021, com a chegada da equipe do Centro de Educação e Cultura, é iniciado um processo de reflexão acerca da intencionalidade pedagógica e política deste espaço. 

Neste sentido, algumas ações foram tomadas, entre elas: a ação de revitalização do layout da biblioteca e o processo de revisão do acervo bibliográfico-literário. Sendo assim, durante alguns meses o espaço passou por um processo de reestruturação física, a partir da reforma do espaço e também, conceitual - tendo como objetivo a construção de um espaço Multicultural que acolha e potencialize o fazer cultural a partir de uma programação coletiva e a revisitação do acervo literário.

Como biblioteca comunitária, o espaço tem a função de inspirar, mobilizar, articular e instrumentalizar a comunidade a que atende por meio de suas obras literárias. Neste sentido, a equipe da Julita deu início à construção de um acervo literário que dialogasse mais diretamente com as demandas formativas e conceituais, no campo da pesquisa de referenciais pedagógicos, socioeducativos e culturais. A prioridade, portanto, seria por obras da literatura brasileira, indígena e com recorte decolonial e antirracista.


Outros espaços

A Fundação possui um playground, diversos espaços para atividades pedagógicas e culturais, além de salas apropriadas para atendimento em psicologia e psicopedagogia e consultórios equipados de odontologia e enfermagem.

Fale conosco

Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato conosco,teremos o maior prazer em te atender!

CLIQUE AQUI
Aviso

Utilizamos cookies para melhorar a experiência dos usuários e os nossos anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza e concorda com a nossa política de privacidade