Biblioteca Comunitária Multiúso
Fundada em 1976, a Biblioteca Antônio Manoel Alves de Lima tem acervo de aproximadamente 1 mil livros. Na biblioteca, é possível realizar empréstimos e fazer trabalhos e pesquisas escolares. Tem uma característica multiuso, pois tem estrutura para a realização de atividades de apoio à leitura, escrita, diálogos e interpretação de texto e de mundo, como Mediação de Leitura e Contação de Histórias, Saraus e Cines-debates, além de encontros formativos.
Em 2021, com a chegada da equipe do Centro de Educação e Cultura, é iniciado um processo de reflexão acerca da intencionalidade pedagógica e política deste espaço.
Neste sentido, algumas ações foram tomadas, entre elas: a ação de revitalização do layout da biblioteca e o processo de revisão do acervo bibliográfico-literário. Sendo assim, durante alguns meses o espaço passou por um processo de reestruturação física, a partir da reforma do espaço e também, conceitual - tendo como objetivo a construção de um espaço Multicultural que acolha e potencialize o fazer cultural a partir de uma programação coletiva e a revisitação do acervo literário.
Como biblioteca comunitária, o espaço tem a função de inspirar, mobilizar, articular e instrumentalizar a comunidade a que atende por meio de suas obras literárias. Neste sentido, a equipe da Julita deu início à construção de um acervo literário que dialogasse mais diretamente com as demandas formativas e conceituais, no campo da pesquisa de referenciais pedagógicos, socioeducativos e culturais. A prioridade, portanto, seria por obras da literatura brasileira, indígena e com recorte decolonial e antirracista.