Ipezinho

Beneficiários: 100 crianças em situação de vulnerabilidade social de 4 e 5 anos

Oferece atividades socioeducativas e multidisciplinares (saúde, esporte, cultura e educação ambiental) no período oposto ao da EMEI (Escolas Municipais de Educação Infantil), com foco no desenvolvimento integral das crianças e promoção do exercício da cidadania, bem como a conquista da autonomia e protagonismo, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Atualmente, é o único Programa da região a atender crianças em alta vulnerabilidade social na faixa etária de 4 a 5 anos dentro da política de assistência social, sendo reconhecido pelas famílias como local de proteção e amparo às suas crianças e que preza pelo desenvolvimento em complementariedade à escola.

Como proposta pedagógica, o papel do educador do Programa é de extrema relevância, sendo o mediador do processo educativo, criando oportunidades e lapidando suas intervenções de maneira contínua para que a criança avance em seus desafios, sentindo-se segura durante o percurso de aprendizagem. Para além dos educadores exclusivos do Programa, também contamos com atividades multidisciplinares e interdisciplinares de promoção à saúde, esporte, cultura e educação ambiental, com o apoio de profissionais especializados dos Centros de Educação da Julita.