Programa Terceira Idade

Beneficiários: 180 idosos com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social

Abrange o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) e o Projeto Resgate de MemóriaNúcleo de Convivência do Idoso é uma Política Pública do Sistema Único de Assistência Social. Tem a finalidade de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável. O intuito é atuar para o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O programa oferece atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo na construção e na reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Atualmente, oferece atividades: Socioeducativas (Troca de experiência, construção de projetos pessoais e coletivos); Físicas (Yoga, Pilates, Alongamento, Afromix, Lian Gong e Dança); Artísticas (Teatro, Artesanato e Grafite -- As Cores da Memória); Cultura e Lazer  (Acesso à cultura e lazer em espaço públicos e privados); Atividade Resgate de Memória (Trabalha cognição e memória, a fim de contribuir para a autonomia, troca de conhecimentos e experiências e o resgate do idoso no seio familiar e da comunidade); Acolhimento e escuta (Permite identificar as necessidades dos idosos para inclusão no serviço e encaminhamentos); Visitas domiciliares (Para idosos ausentes no serviço, assim como acompanhamento domiciliar em casos de impossibilidade de participarem das atividades de convivência); Encaminhamento ao Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

O Projeto Resgate de Memória tem como foco a saúde mental dos idosos. Conta com parceria com Grande Conselho Municipal do Idoso, Fundo Municipal da Pessoa Idosa e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

RELATO SOCIAL

"Sempre fui muito tímida e  me falavam pra fazer teatro. Eu pensava: 'o que vou aprender nesta altura da vida'? Daí eu me aposentei e comecei a cuidar de mim. Nunca é tarde pra começar. Fazer teatro foi uma grande realização, me trouxe uma transformação muito grande".

Maria José da Silva Alves, 64 anos.

Fale conosco

Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato conosco,teremos o maior prazer em te atender!

Aviso