Abrange o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Política Pública do Sistema Único de Assistência Social. Tem a finalidade de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável. O intuito é atuar para o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
O programa oferece atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo na construção e na reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Atualmente, oferece atividades:
- Socioeducativas (Troca de experiência, construção de projetos pessoais e coletivos);
- Físicas (Yoga, Pilates, Alongamento Funcional, Esportes para Terceira Idade, Afromix, Lian Gong e Dança);
- Artísticas (Teatro, Artesanato, Maracatu);
- Cultura e Lazer (Acesso à cultura e lazer em espaço públicos e privados);
- Intergeracionais (de Costura - Costurando Afetos e de violão, ambas com o Programa Juventude);
- Atividade Resgate de Memória (Trabalha cognição e memória, a fim de contribuir para a autonomia, troca de conhecimentos e experiências e o resgate do idoso no seio familiar e da comunidade);
- Acolhimento e escuta (Permite identificar as necessidades dos idosos para inclusão no serviço e encaminhamentos);
- Visitas domiciliares (Para idosos ausentes no serviço, assim como acompanhamento domiciliar em casos de impossibilidade de participarem das atividades de convivência);
- Encaminhamento ao Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).
Em promoção à saúde, os idosos são acompanhados por meio de avaliações nutricional e corporal, aferimento da pressão, estatura e glicemia, e realizam a oficina de Culinária Saudável, garantindo a segurança alimentar de baixo custo.
Os idosos também praticam PRC (Prática de Respiração e Concentração).
"O que eu posso participar da Julita eu vou porque gosto muito, me faz muito bem. Hoje participo do Resgate de Memória e do Grupão. E também do grupo sobre políticas públicas e direitos dos idosos. Não tinha conhecimento sobre direitos, comecei a conhecer quando teve reuniões como essa. A participação na política pública é por onde a gente consegue ‘melhoramentos’ sobre a nossa vida, a nossa existência. E, se não fizer isso, participar, é sofrimento".
Marilda de Oliveira, 65 anos, frequenta o Programa Terceira Idade.
Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato conosco,teremos o maior prazer em te atender!