jul

Semana da Educação Física no SENAC tem a participação da Fundação Julita

A coordenadora do Centro de Educação Pelo Esporte, Regiany Pereira, foi convidada para dialogar com estudantes das turmas do curso de Educação Física do SENAC e apresentar as propostas pedagógicas e metodologias através das práticas corporais realizadas na Fundação Julita.

O evento "Semana da Educação Física" foi realizado pelo SENAC no início do mês de junho no formato remoto.

Participar de espaços que dialogam outras perspectivas e óticas da Educação Física com futuros profissionais da área é de suma importância. Ainda mais com o viés de evidenciar a potência que temos a partir de ferramentas pedagógicas que contribuam para a transformação social do ponto de vista educacional. No evento, também tivemos a oportunidade de compartilhar um material (veja link do material no fim do artigo) que produzimos com boas práticas da metodologia do Centro de Educação pelo Esporte (CEE), para inspirar e instigar profissionais e outros espaços de educação”, explica Regiany.

Durante o evento foi apresentada a atuação do CEE em todos os Programas da Fundação Julita, que vão desde a Primeira Infância até os idosos. Entre elas, os projetos: Jovens Monitores em Esporte, Comunidade em Movimento, Iniciação e Aprimoramento Esportivo e Nosso Quintal – Encontro das Culturas.

Dentre todas as ações, Regiany destacou as atividades realizadas com o Programa Primeira Infância. Ela evidenciou a importância dessas práticas corporais para as crianças e o quanto reverberam em outras fases da nossa vida, inclusive a ponto de evitar futuras patologias.

A gente passa a compreender o quanto faz diferença a falta de um estímulo consciente, e, infelizmente, a educação física na educação infantil não é muito difundida sobretudo nas periferias, pois não é prevista em políticas públicas. Então, acaba por ser um privilégio. A nossa atuação é pra servir como uma provocação também, de forma que possa ser espelhada em outras esferas, em outros espaços. Que isso deixe de ser um privilégio e passe a ser uma garantia”, completa.

*O convite para participarmos do evento do SENAC veio a partir do lançamento do e-book EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA POR MEIO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA FUNDAÇÃO JULITA, que apresenta parte do trabalho que é realizado pelo Centro de Educação pelo Esporte na Fundação, inclusive com a Primeira Infância.

Baixe o seu e-book aqui

Fale conosco

Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato conosco,teremos o maior prazer em te atender!

Aviso