ago

Respiração e concentração por uma cultura de paz

“Eu me sinto muito melhor quando faço a PRC e fico triste quando não faço. Eu gosto muito e sempre vou amar e gostar. É muito legal, me sinto até mais inteligente”! E é dessa forma que Beatriz da Silva, beneficiária do Programa Criança e Adolescente da Julita, define seu amor pela atividade de PRC (Prática de Respiração e Concentração).

Há 4 anos, a PRC é uma prática adotada pela Fundação Julita, entre colaboradores e beneficiários, uma parceria com a Fundação Lama Gangchen para a Cultura de paz – FLGCP. O método é promovido na organização com a intenção de trazer os benefícios da cultura de paz para o ambiente organizacional e para o território. São vários os resultados da PRC: acalmar a mente, melhorar o foco e a atenção, além de ser uma potente aliada contra a ansiedade.

Atualmente, com a necessidade de isolamento por conta da pandemia, a PRC está sendo feita apenas de forma remota com os colaboradores, mas a necessidade e o desejo de manter essa prática fez com que a Beatriz, de apenas 10 anos, procurasse pela educadora Thais Rosa para poder praticar via chamada de vídeo.

“No caso dela (da Beatriz) foi de se sentir mais perto mesmo, a gente matou bastante a saudade fazendo a prática, além de dar um outro olhar pro dia”, conta Thais.

A prática é proposta para todos os beneficiários, e vai desde a primeira infância até os idosos, e, claro, os colaboradores também são contemplados pelos exercícios de respiração.

“Em um espaço de vulnerabilidade social, permeava muito a palavra 'violência'. Portanto, a coordenação da Fundação resolveu trazer a cultura de paz como uma alternativa”, explica o educador Flávio Barbosa, facilitador da PRC.

As atividades são realizadas diariamente e promovem o equilíbrio das emoções, foco e qualidade de vida, tão importantes sobretudo neste momento de pandemia. Nos últimos meses, os novos colaboradores da Fundação Julita estão passando por uma reciclagem de formação em PRC. O intuito é, além de eles poderem aprender e vivenciar a prática, também disseminarem a técnica para os beneficiários e seus familiares.

Fale conosco

Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato conosco,teremos o maior prazer em te atender!

Aviso