set

Renovação do “Jovens Monitores” continua transformando vidas

Talita Santana Cunha faz faculdade de Educação Física no Centro Universitário Senac e atuou como estagiária da Fundação Julita, com importantes papéis na condução das atividades esportivas e recreativas aos fins de semana na organização.

Ela foi uma das jovens beneficiadas pelo projeto “Jovens Monitores em Esporte” e sua trajetória assim como a de muitos outros jovens foi transformada a partir do ingresso no curso.

“Falar do curso ‘Jovens Monitores’ é como falar de um encontro comigo mesma e do que de fato eu queria. Foi onde começou a minha trajetória como educadora; lá eu aprendi diversas coisas, desde brincadeiras, jogos, esportes a mediações de conflitos e questões sociais. Então digo que o curso foi um dos principais acontecimentos pra chegar aonde estou. Já atuei como estagiária no Centro de Educação pelo Esporte da Julita e vi na prática o quanto foi importante todo aprendizado adquirido. Até mesmo na faculdade onde posso levar o que aprendi com o projeto e também trazer de lá”, conta Talita.

A boa notícia é que o projeto "Jovens Monitores em Esporte” vai continuar mudando a vida de jovens do território. A Fundação Julita, em parceria com a Fundação Prada, anuncia a renovação do projeto, beneficiando 30 jovens entre 15 e 21 anos que participam da formação em monitoria esportiva.

O curso visa contribuir para o desenvolvimento do projeto de vida de jovens em vulnerabilidade social, moradores do Jardim São Luís e bairros ao entorno.

Estimular o protagonismo juvenil e a prática dos valores para a formação de cidadãos críticos é um dos principais focos do projeto. Segundo Regiany Maciel, gerente do Centro de Educação pelo Esporte, o projeto também busca fortalecer a construção da cidadania do jovem, fazendo com que sejam capazes de intervir social e culturalmente no desenvolvimento efetivo de sua comunidade: "buscamos incentivar os jovens para a criação de um projeto vida e que tenham em vista a formação acadêmica para, posteriormente, poderem ser um multiplicador em seu território".

Histórico do projeto

Até agora o projeto já qualificou mais de 223 jovens educandos da Fundação Julita por meio da formação em monitoria esportiva. A iniciativa foi elaborada dialogando com as necessidades da comunidade e considerando as potencialidades dos jovens do território. Além disso, o percentual de jovens que concluíram o projeto e acessaram a universidade chega a 59%; com isso, a cada ano a iniciativa atende aos objetivos propostos com maior eficiência.

Adaptações com a pandemia

Em 23 de março de 2020, por conta da pandemia do COVID-19, seguindo decreto municipal e estadual, todas as atividades da Fundação Julita foram suspensas por tempo indeterminado. Neste sentido, o projeto precisou passar por adequações. As aulas passaram a acontecer de forma remota, buscando novas abordagens e meios de execução. Videoconferências, envio de textos e vídeos por celular, formações e encontros online com os educadores têm sido algumas das ações que estão sendo desenvolvidas neste período.

Outras parcerias

Ao concluírem o curso como jovens monitores, os participantes podem concorrer à seleção para o projeto “Comunidade em Movimento”, que oferece bolsa-auxílio e acompanhamento para jovens universitários em Educação Física e áreas correlatas. É uma continuidade do “Jovens Monitores”, sendo que os jovens universitários realizam atividades de monitoria para toda a comunidade, beneficiando cerca de 3 mil pessoas. Para a realização deste projeto, também contamos com as importantes parcerias de outras organizações: Fundación Mapfre e Centro Universitário Senac.