Projeto Ipezinho amplia número de crianças beneficiadas

A Fundação Julita anuncia a renovação da parceria com o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, parceiro financiador do Projeto Ipezinho desde 2017, que beneficia crianças de 4 a 5 anos em situação de vulnerabilidade social.

Para 2019, serão 66 crianças beneficiadas, versus 50 do ano anterior. A colaboração do Instituto CSHG, a parceria com a Fundação Salvador Arena, na parte alimentar, e a campanha de apadrinhamento da Fundação Julita contribuíram para que ampliássemos o número de crianças atendidas.

Com isso, o projeto Ipezinho ganha ainda mais dimensão, - sendo considerado um dos pioneiros na cidade de São Paulo -, proporcionando respaldo ao desenvolvimento integral na primeira infância, uma vez que não existe atendimento no contraturno escolar para essa faixa etária dentro da política pública da assistência social.

Com isso, essas crianças, ao sair da creche por volta dos 4 anos, não encontram atendimento no contraturno escolar até os 6 anos de idade, prejudicando a sua continuidade na escola e o atendimento na Fundação.

NA LUTA PELA GARANTIA DE DIREITOS

O Projeto Ipezinho da Fundação Julita nasceu com a missão de prevenir situações de exclusão social e de risco, que possam atingir crianças de 4 a 5 anos.

Reforçamos que é importante que a sociedade como um todo desperte um cuidado especial para essa faixa etária, que é uma das mais vulneráveis. Além das famílias não poderem contar com atendimento no contraturno escolar (com o agravante que muitas famílias são uniparentais e a mãe é quem provém o sustento da casa), segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, entre as crianças, o maior número de casos de violência sexual acontece com crianças entre 1 e 5 anos (51,2%)”, esclarece Agnaldo Vieira, coordenador do Centro de Educação em Saúde da Fundação Julita.