dez

Os desafios e oportunidades dos jovens da Fundação

Com ou sem pandemia, a juventude é uma fase marcada por mudanças e desafios. Na Fundação Julita, os jovens têm a oportunidade de vivenciar atividades que fazem com que essa fase de transição para a vida adulta seja marcada por momentos de aprendizagens

que auxiliem no  planejamento do seu futuro educacional e profissional.

No entanto, a crise sanitária mundial tem imposto mais obstáculos aos jovens como a flexibilidade e capacidade de se adaptar ao contexto de atividades à distância.

Segundo o educador Ricardo Firmino, a proposta do Programa Paineira já era trabalhar temas  que o mundo do trabalho exigia, sobretudo agora o foco tem sido maior na usabilidade da  tecnologia e o quanto ela é abrangente. "Temos procurado desenvolver as ações em formato de projetos envolvendo as tecnologias em que o jovem vivencia o início, meio e fim, sempre avaliando todas as etapas e processos",completa.

Despertar o olhar para a tecnologia

Na impossibilidade de uso do laboratório para as aulas de informática, são realizadas aulas teóricas sobre a tecnologia, redes sociais e suas ferramentas. Dentre as atividades que foram adaptadas ao ambiente virtual estão a criação e desenvolvimento de podcasts, onde são trabalhados temas escolhidos pelos jovens, que variam desde entrevistas com poetas periféricos a conteúdos que envolvam autocuidado e autoconhecimento.

Confira alguns dos trabalhos realizados durante o semestre >  Podcast: Os Perigos da InternetPodcast: Evolução dos computadores / Podcast: Dança

Memórias Afetivas

Para o educador Flaviano Junior, o maior desafio tem sido garantir a presença e participação dos educandos, haja vista os empecilhos em relação ao acesso a internet e equipamentos e até as questões psicológicas decorrentes do isolamento social. De toda maneira, no Programa Paineira, buscou-se reduzir os impactos que todo este contexto trouxe na vida do jovem: " Nesse momento de pandemia, em que se acredita que a família tem estado mais tempo junta, propus atividades que tinham por objetivo fortalecer o vínculo familiar, temas sobre o mercado de trabalho, autocuidado e autoconhecimento por meio da criação de conteúdos em audiovisual e a fotografia ", completa Flaviano.

Links dos projetos dos jovens > Podcast - Cultura periférica

Resgate das origens por meio da alimentação

"Trabalhar com o jovem sobre os pratos que as famílias consideram como tradição está fazendo com que eles entendam sobre a importância do alimento e também fortalecendo a convivência familiar". Desde o semestre anterior, nas atividades de Gestão de Alimentos, a Educadora Fabiana Costa Silva tem trabalhado com a temática da memória afetiva, atrelando com a culinária regional do Brasil. Os jovens já elaboraram um livro de receitas, com pratos preferidos e que fazem parte das origens da família: "A maioria dos jovens tem pais e mães que vieram das diversas regiões do Brasil, em sua maioria nordestinos. Isso vem possibilitando o fortalecimento familiar e os momentos de convivência", conclui.

Link dos livros de receitas> Cozinha Afetiva  e Regional

Educação complementar

Outro ponto forte e que tem sido muito importante para a formação dos jovens são as palestras e formações oferecidas por  parceiros da Fundação Julita. Segundo o educador Ricardo, essas atividades foram de suma importância para desenvolver o olhar social e funcionamento de uma empresa a partir do ponto de vista de quem atua nesse ramo. As palestras realizadas até o momento foram sobre temáticas que permeiam a tecnologia e suas ramificações. A jornalista Teresa Navarro falou sobre “Algoritmo e Desinformação”. Já os profissionais da empresa Samsung falaram com os jovens sobre mercado de trabalho, com dicas na elaboração de currículo, preparação para entrevista e compartilhamento de experiências através da trajetória dos colaboradores da empresa. Outra palestra, desta vez direcionada para as meninas, foi “Lugar de Mulher é onde Ela quiser” promovido pelo Projeto #SerMulherEmTech. Foi um evento online com a participação de executivas da área de tecnologia. Elas falaram sobre sua trajetória e como é trabalhar na área.

Centros de Educação da Fundação

Desde 2008, foram estabelecidos quatro Centros de Educação, que contam com profissionais especializados que oferecem referências teóricas e práticas a todos os beneficiados. Com a juventude a atuação do Centro de Educação Ambiental teve como objetivo debater temas como: política e meio ambiente, pandemias, racismo ambiental, vegetarianismo e veganismo, consumo excessivo de carne e política ambiental. Já o Centro de Educação pelo Esporte atuou em duas perspectivas: uma delas foi trabalhar a identidade através do brincar e do resgate de brincadeiras da própria infância e da infância dos pais. A segunda foi possibilitar opções de práticas corporais em casa, visto que nesse período de isolamento social os jovens acabam deixando de praticar atividades físicas.