abr

Novos jovens ganham bolsa-auxílio para universidade de Educação Física

A Fundación MAPFRE renovou o seu apoio ao projeto “Comunidade em Movimento”, que beneficia 1.956 crianças, adolescentes, jovens e idosos por meio de atividades esportivas e recreativas.

Desde o ano passado (2018), a empresa abraçou a causa do projeto, que é um dos diferenciais do trabalho social realizado pela Fundação Julita e tem como foco a qualificação profissional de jovens para o esporte educacional.

Iniciado em 2017, o “Comunidade em Movimento” é um desdobramento do projeto “Jovens Monitores em Esporte”, que já foi responsável pela entrada de 37 jovens na universidade, a maioria em Educação Física.

A parceria prevê bolsa-auxílio para 12 jovens universitários, de 17 a 21 anos, que estão cursando Educação Física. Para jovens em vulnerabilidade social, a bolsa-auxílio muitas vezes é fundamental para que possam dar continuidade à faculdade. É o caso de Matheus Amorim, de 19 anos, que gasta mais de R$ 220,00 por mês apenas com transporte público, para se locomover de casa ao trabalho e do trabalho para a universidade.

Educação como prioridade

Para a Fundación MAPFRE, a educação é um tema prioritário e transversal a todas as iniciativas realizadas nos 33 países em que possui atuação. “Por sua vez, acreditamos que o investimento em programas e projetos sociais, como o ‘Comunidade em Movimento’, é um poderoso instrumento de inclusão para dar a oportunidade destes jovens transformarem a realidade em que estão inseridos”, completa Fátima Lima, Diretora de Sustentabilidade da Fundación MAPFRE.

Segundo a Fundação Julita, o projeto “Comunidade em Movimento” tem uma importância muito grande, pois valoriza o protagonismo juvenil, o senso comunitário, a construção de um projeto de vida e a multiplicação do conhecimento, além de estimular a prática dos valores do esporte educacional (inclusão, socialização, cooperação, respeito às diferenças).

Atividades voluntárias

Incentivar o voluntariado e a participação comunitária são premissas do projeto, que “nasceu da observação do aumento do número de jovens querendo fazer esporte, daí começamos a pensar em uma maneira desse jovem entrar na universidade, como projeto de vida, e acionamos uma rede de parceiros para subsidiar financeiramente o projeto. Assim ele pode devolver para a comunidade o benefício, seja com monitoria esportiva ou projetos de iniciação científica voltados para as necessidades do território”, reforça Jânio de Oliveira, Gestor Geral da Fundação Julita.

Dentro do escopo do voluntariado, os jovens realizam projetos de intervenções, ações e eventos esportivos, plurais e inclusivos, como o evento “Férias na Julita”, que acontece nos meses de julho e dezembro, proporcionando uma extensa programação de atividades esportivas, recreativas e de lazer para crianças em vulnerabilidade social de 4 meses a 14 anos de idade,

Para as atividades, os jovens contam com a mentoria e o suporte de profissionais formados em Educação Física.

Além da Fundación MAPFRE, nove jovens do projeto contam com bolsa de estudo da Universidade Senac. Assista ao vídeo do projeto “Comunidade em Movimento”.

Saiba mais aqui!