jul

Mais de 150 jovens e adultos se formam em cursos oferecidos pela Fundação Julita

Programa Paineira realizou a entrega de certificados para 160 educandos do Centro Para Juventude e dos cursos profissionalizantes para jovens e adultos:  "Assistente Administrativo" e "Gestão para o Comércio".

Crédito: Leu Brito -DiCampana

O evento foi realizado no CEU Casablanca e reuniu responsáveis e amigos dos formandos, além de contar com as participações dos parceiros da ABCasa e colaboradores da Fundação Julita; entre eles, o Gestor Geral Jânio de Oliveira, Anabela Gonçalves, coordenadora do Programa, Renata Moura, coordenadora pedagógica, e os educadores responsáveis pela formação dos jovens durante o semestre.

Crédito: Leu Brito -DiCampana

"O Programa Paineira tem como intuito alimentar a juventude de conhecimento e possibilidades! Grande parte do tempo o nosso bairro é representado somente nos noticiários 'sanguinolentos', mas sabemos que nos encontramos nos melhores lugares também. A Fundação é um desses lugares!", disse Anabela Gonçalves em sua fala de abertura.

Crédito: Leu Brito -DiCampana

Caminhos e possibilidades no mundo profissional

A Fundação Julita é o início da caminhada dos jovens para o mundo do trabalho, cria caminhos e possibilidades para empoderar a juventude e fortalecer o território. Segundo Jânio de Oliveira, Gestor Geral da Fundação, "temos um papel importante na vida profissional, mas, para além disso, pensamos o desenvolvimento intelectualA nossa certificação é apenas um meio para estimular que o jovem e o adulto busquem o conhecimento, somos intermediários para que, por exemplo, o  jovem acesse à universidade, que é o nosso espaço por direito".

Crédito: Leu Brito -DiCampana

No fide cada semestre, os educandos desenvolvem projetos de mini-empresas, chamados de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), nos quais podem testar os conhecimentos adquiridos na prática. No caso do Centro para Juventude, os grupos se envolvem em todas as etapas de uma empresa: planejamento, marketing até projeção de vendas etc.. " O TCC  é importante porque o jovem coloca em prática o que foi visto durante o semestreÉ uma forma de enxergar o resultado da aprendizagem teórica durante o curso", enfatiza o educador de Gestão de Alimentos, Wilgner Arruda (Gestão de Alimentos é uma das especialidades do Centro para Juventude).

Crédito: Leu Brito -DiCampana

O Centro para a Juventude visa oferecer proteção social aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de suas competências, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia e inserção social, estimulando a participação na vida pública da comunidade e o acesso aos direitos fundamentais, como trabalho, lazer, cultura, esporte. As oficinas profissionalizantes têm como objetivo desenvolver o projeto de vida, empreendedorismo e desenvolvimento local. Juntas, as duas beneficiam jovens e adultos de 15 a 40 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores do Jardim São Luís e bairros vizinhos. Confira aqui alguns depoimentos de jovens que passaram pelas formações neste semestre.