dez

Grandes conquistas da juventude

O ano de 2019 foi marcado por grandes conquistas para os jovensUma de nossas educandas foi finalista no concurso de redação da escola particular, Colégio Humboldt, e outro grupo de educandos venceu a competição “Pense Grande”, que reuniu jovens de 6 organizações sociais e 6 escolas públicas e técnicas de ensino médio.

A formação para o “Pense Grande” aconteceu uma vez por semana e durou 5 meses.

Na premiação, dois grupos da Fundação foram contemplados com o projeto PerifaSaudável, que ficou em primeiro lugar, enquanto o Coletóleo ganhou menção honrosa.

Ao entrevistar os grupos, todos concordaram que “o que mais gostaram do curso é que ele trabalhava com o pensamento, ensinava a pensar de uma maneira maior, fora da caixa”. A ideia do “Pense Grande” é a de instrumentalizar jovens para proporem projetos de empreendedorismo com impacto social.

Comida saudável na periferia

O PerifaSaudável foi a proposta dos alunos Christoffer Nascimento e Thiago da Silva. “No início pensamos em desenvolver uma proposta para acabar com a fome, então veio a ideia de uma horta, tendo como diferencial o fato de ser de plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) e sem agrotóxicos, a fim de diminuir o impacto na natureza. A partir daí, desenhamos uma solução com cursos de permacultura e de cultivo e utilização de PANCs, tendo como interface a rede social”, conta o grupo.

Eles contam que a ideia partiu, em parte, por conta da formação em educação ambiental da Fundação, que tem como base a permacultura. E também pelo fato de saberem que as hortaliças de melhor qualidade não chegam na periferia, só estão em supermercados de classe mais alta. Sendo assim, as PANCs seriam uma alternativa interessante na alimentação da comunidade, pois têm alto teor nutricional e são fáceis de cultivar.

Para dar sustentabilidade (financeira) ao projeto, o grupo sugeriu a venda, além dos cursos, de cestas de orgânicos com 3 hortaliças e 2 PANCs, contribuindo com produtores locais.

Para Christoffer, com o projeto “pensamos em ajudar a periferia; em primeiro olhar pra nós e depois pensar grande. E assim atingir as pessoas que mais necessitam”. Para o futuro, Christoffer quer ter seu próprio negócio enquanto Thiago pretende fazer faculdade de Administração, apesar que, depois do curso, ele disse que despertou para a possibilidade de ser empreendedor.

Coleta de óleo na periferia

A ideia do Coletóleo veio das educandas, Giovanna Caetano da Silva e Jaqueline de Fátima Oliveira Brandão; preocupadas em trazer uma solução para o meio ambiente. Elas propuseram a criação de um aplicativo para conectar catadores de óleo de regiões próximas (Jardim São Luís, Jardim Ângela e Capão Redondo) com pessoas da comunidade que trariam o óleo usado para ser armazenado na Fundação Julita.

“(Do Curso), o que mais aprendi foi o trabalho em grupo, o desenvolvimento interpessoal e a criatividade. Também aprendi a superar a timidez! Quando pensava em me apresentar dava um medo danado, mas venci isso”, conta ela.

Redação premiada

Jovens da Fundação também participaram do concurso de Redação do Colégio Humboldt, concorrendo com estudantes de escolas públicas e privadas.  Três jovens Julita (Lino Bernardo Lopes Santos, Larissa Bento Silva e Isabela Cristina Santos Bastos) obtiveram as primeiras colocações entre todos que concorrem pela Fundação. E Larissa  ficou em terceiro lugar na categoria geral, entre todos os participantes do 3° ano do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Aplicativo de Boas Ações Ambientais

Ainda em parceria com o Colégio Humboldt, alunas da Fundação propuseram o aplicativo de boas ações ambientais, que vai concorrer à premiação Technovation em 2020. A ideia é o usuário registrar fotos nos temas: plantar uma árvore, andar de bicicleta e separar seu lixo em casa. Cada foto ganha uma pontuação e, quando atingir 1.200 pontos, o usuário pode trocar por vouchers ou brindes relativos ao tema da foto. O projeto continua sendo elaborado no ano que vem, que será o momento de os jovens buscarem pelas parcerias para aderirem à ideia. A Technovation Brasil é a maior competição de desenvolvimento de aplicativos para meninas de 10 a 18 anos.