fev

Fundação recebe mais de 300 pais na adaptação da creche

O Programa Castanheira da Fundação Julita, que beneficia 335 crianças de 4 meses a 3 anos, iniciou as atividades de 2019 reforçando os vínculos de convivência entre crianças, pais/responsáveis e organização.

Nos primeiros dias de fevereiro aconteceu o período de adaptação, que reuniu 386 pessoas entre pais/responsáveis e familiares das crianças.

Os encontros foram harmoniosos e dinâmicos com diversas atividades: grupos de funcionários da Fundação foram apresentados aos pais, como forma de mostrar quem são as pessoas que estão no dia a dia em contato com as crianças; aconteceram os momentos de acolhimento, onde as famílias puderam conhecer as salas de aula, os espaços de brincadeiras. Também foram feitas apresentações das crianças, como forma de criar vínculos afetivos entre os colegas, e aconteceram conversas individuais, para conhecer melhor a rotina familiar.

Os pais são peça fundamental para o desenvolvimento das crianças

A prática da Shantala (técnica de massagem indiana que traz uma série de benefícios aos bebês), roda de cantigas e construção de boneco de TNT ou massinha de modelar também integraram os encontros.

O processo de adaptação é algo que tratamos com muita seriedade. Além do trabalho realizado com as crianças, neste processo é fundamental saber lidar com os pais, que também estão vivenciando todas as novidades, o que pode ocasionar ansiedade ou insegurança. Estamos falando de bebês que estão saindo pela primeira vez do âmbito familiar. Em nosso primeiro contato direto com as famílias acolhemos suas expectativas e angústias. Este processo de mudança e empoderamento fazemos juntos!  A forma como as crianças e suas famílias se sentem acolhidas e seguras contribuirá para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social dos pequenos. Por isso, precisamos desta parceria em prol deles”, explica Carolina Regina Souza, coordenadora do Programa Castanheira da Fundação Julita.

Durante o ano, o Programa promove uma série de encontros com os pais e responsáveis das crianças beneficiadas, a fim de promover a integração familiar e conscientizar as famílias de sua importância para o desenvolvimento infantil. Entre as ações estão reuniões, eventos comunitários, encontros de família e a participação dos país na avaliação dos indicadores de qualidade da primeira infância.

MUITA LUZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O Programa Castanheira busca sempre trazer inovações que ajudem no desenvolvimento integral das crianças, e uma das novidades deste ano é o solário nas salas dos bebês.

É saudável que as crianças tomem sol. E, como os bebês passam muito tempo em sala porque ainda não conseguem andar, os solários irão ajudar neste processo. Eles terão contato com a luz do sol de forma segura e confortável, até que tenham idade para explorarem a área externa do espaço”, comenta Flávia Cremonesi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita.