O espaço irá beneficiar 1.200 pessoas diretamente, além de toda a comunidade do Jardim São Luís e entorno.
No último dia 25 de abril, a Fundação Julita inaugurou a sede do Centro de Educação Ambiental, que será um espaço para formação e disseminação de práticas permaculturais.
O evento reuniu parceiros e amigos que puderam conhecer o espaço da sede, composto por um auditório com técnicas de bioconstrução, banheiro seco com telhado verde, laboratório e biblioteca ambientais, cozinha experimental de PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) e mais de 23 tecnologias permaculturais envolvendo água, resíduos, construção e cultivo de alimentos.
Todas as tecnologias foram criadas em mutirões com a comunidade e são alternativas de baixo custo às necessidades do território, tais como falta de água (cisterna), falta de saneamento (círculo de bananeiras) e alternativas alimentares (PANCs).
A principal intenção é multiplicar o uso dessas tecnologias sociais, como aponta Jânio de Oliveira, Gestor Geral da Fundação Julita.
“A Fundação Julita trabalha pela garantia de direitos da população, em um território marcado pela desigualdade, por isso esse momento é um marco no fortalecimento do trabalho coletivo. Essa sede tem energia de mudança, acreditamos e realizamos um sonho que compartilharemos com todos”.
O espaço irá proporcionar vivências e conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e sobre tecnologias socioambientais para as crianças, jovens e idosos beneficiados pela Fundação. Ainda haverá cursos e formações para educadores sociais e de escola formal, visitas guiadas com estudantes de escolas públicas e privadas, atividades para estudantes de biologia e para pessoas interessadas em permacultura.
A intenção é que todos possam vivenciar profundamente os princípios da educação ambiental para que, empoderados de conhecimentos, possam disseminar o aprendizado em seus espaços de atuação.
Já para Flávia Cremonesi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita, a construção da sede marca o fortalecimento das práticas ambientais.
“A Casa Verde, como chamamos carinhosamente a sede do Centro de Educação Ambiental, foi a primeira coisa sonhada para a Fundação Julita. Há 8 anos, foi criado o Centro de Educação Ambiental e agora a construção da sede, depois de todos esses anos, mostra o fortalecimento e a sedimentação do Centro, sendo que a proposta pedagógica e ecológica está muito mais perenizada na Fundação Julita”, analisa.
Foto: Léu Britto
A Fundação Julita, que contém uma imensa área verde, luta para que esse espaço seja preservado.
“Vencemos todas as dificuldades do processo de construção, prevalecendo as afinidades e as boas energias. É uma conquista incrível! Para a Fundação Julita, a sede, entre outras coisas, significa a ocupação dos espaços, um espaço com energia positiva que harmoniza com a natureza, um espaço que beneficiará a comunidade oferecendo acesso a alternativas para os problemas ambientais do território”, finaliza Flávia Cremonesi.
Confira mais fotos da inauguração AQUI.
O Centro de Educação Ambiental é sediado em um espaço verde privilegiado e único, sobretudo nas áreas urbanas de periferia: são 47 mil m² divididos em áreas construídas para o atendimento da comunidade, fazendinha com diversos animais e um fragmento secundário de Mata Atlântica, que é ponto de descanso e nutrição de muitas aves migratórias.
Foto: Léu Britto
Dentre as competências do Centro, há duas grandes áreas de atuação: a Pedagógica e a Ecológica.
No que confere às práticas pedagógicas, o Centro de Educação Ambiental tem o constante desafio de dialogar com todos os programas da Fundação Julita (Programa Castanheira, Programa Ipê-Amarelo, Programa Paineira e Programa Araucária), visando aproximar os princípios, valores e ética da Permacultura e da Pedagogia da Terra às práticas cotidianas no processo de ensino-aprendizagem de crianças na primeira infância até idosos.
As atividades se dão no terreno das formações dos educadores de todos os programas, dos educandos e de suas famílias e da comunidade beneficiada, diretamente em oficinas e vivências de Educação Ambiental e Permacultura.
O Centro tem parceria com o Coletivo Dedo Verde (para a coleta de óleo).
Para agendar sua visita, conversar sobre parcerias, escreva para: ambiental@fundacaojulita.org.br
Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato conosco,teremos o maior prazer em te atender!