dez

Fundação Julita forma 147 jovens no último semestre de 2018

No último dia 14 de dezembro, 147 educandos dos cursos: Gestão Para o Comércio  e Assistente Administrativo – da Escola Empreendedora, Gestão de Alimentos e Técnicas Administrativas (Centro de Juventude) - do Programa Paineira, se formaram no último semestre de 2018. Ao todo, neste ano 299 jovens e adultos se formaram nos cursos de preparação e qualificação para o mercado de trabalho.

Em uma celebração da etapa concluída, a cerimônia contou com as presenças de amigos, familiares dos formandos, educadores, coordenadores e gestão geral da Fundação. Após esse ciclo, os jovens que optarem podem continuar no Programa Jovem Aprendiz, da Fundação Julita, e serem direcionados para trabalhar como jovens aprendizes em empresas parceiras, dando início à sua trajetória no mercado de trabalho.

CONHEÇA A EXPERIÊNCIA DE ALGUNS EDUCANDOS

Eu entrei na Julita esse semestre e desde então eu mudei muito! Estou mais estudioso e feliz! Eu gosto das aulas de Educação Ambiental, Gestão de Alimentos, informática, esporte”. – Leonardo Santana, 15 anos, aluno do curso Gestão de Alimentos da Julita, cuja família está há dois anos e meio em São Paulo. Eles vieram da Bahia em busca de melhores condições de vida.

Foi uma oportunidade de conhecer gente nova, trabalhar em equipe, montar uma empresa. Nós fizemos coisas que eu não imaginava que conseguiríamos fazer.  É uma experiência muito gratificante; para muitos, a única na vida.!“ – Raquel Oliveira, 16 anos, educanda do curso Gestão de Alimentos da Julita.

Eu fiz o curso Assistente Administrativo da Julita na sequência entrei no Gestão Para o Comércio visando dar continuidade na minha formação. O curso atendeu minhas expectativas, foi muito bacana! Agora eu pretendo cursar faculdade de Tecnologia da Informação”, comenta, Mateus Brandão, 18 anos, educando do curso Gestão Para o Comércio e ex-educando do curso Assistente Administrativo.

FORMAÇÃO TÉCNICA

A formatura é a última etapa dos cursos. Antes, os educandos precisam desenvolver uma mini-empresa (desde o planejamento, marketing até projeção de vendas etc.). No caso do curso do Programa Paineira, com especificidade em Gestão de Alimentos, as vendas acontecem de fato. Eles produzem e vendem os produtos em um dos eventos da Fundação – Encontro Cultural ou Festa Junina, dependendo da época do ano. Depois, os grupos apresentam os projetos de conclusão de curso para uma banca de educadores, gestores da organização, apoiadores e empresários parceiros.

FORMAÇÃO DIFERENCIADA

Todos os cursos de preparação para o mercado de trabalho da Fundação Julita abrangem diversas faixas etárias. Com uma formação diferenciada, os educandos têm experiências e vivências que contribuem com a leitura de mundo, formação integral e projeto de vida.

Tecnologia para mulheres

Educandas da Fundação Julita, beneficiadas pelo Programa Paineira (formação para o mercado de trabalho), participaram do workshop #SerMulherEmTech, organizado por Cecília Marshall. Com a missão de inspirar meninas a conhecerem e a ingressarem na carreira de Tecnologia da Informação, o #SerMulherEmTech trouxe várias profissionais da área. Saiba mais aqui.

Juventudes em Foco

Nossos jovens participaram do evento "Juventudes em Foco", no Sesc Campo Limpo, que contou com a participação do Rincon Sapiência e debateu  produção cultural de jovens da periferia.

Projeto de vida

Nossos jovens do Programa Paineira participaram da 1ª turma do Programa Competências para a Vida, da United Way BrasilDurante o curso os educandos tiveram apoio na definição de objetivos e de um projeto de vida, as atividades em grupo ajudaram no desenvolvimento das competências imprescindíveis a uma boa inserção na vida produtiva.

Oficina de Escrita

A turma de Gestão para o Comércio teve uma aula prática "Palavras em Construção: Foco Conto Curto" com o Plínio Camillo, escritor e educador social. Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer dicas e técnicas eficazes sobre a escrita criativa

Ampliação de Conhecimento e contato com o mercado

Nossos jovens conheceram o funcionamento e a estrutura do Tribunal de Justiça de São Paulo, que é o maior Tribunal do mundo em volume de processos.

Nossos jovens participaram de um curso sobre higiene e microbiologia, no Museu de Micro Biologia do Instituto Butantan. O Centro de Educação Ambiental da Julita levou os educando. Para conhecer mais sobre nosso Centro Ambiental, clique aqui

Colaboradores da Unisys Brasil palestraram para os jovens do Programa Paineira. Temas como mercado de trabalho e entrevistas de emprego foram abordados, além do compartilhamento de experiências profissionais.