abr

Fundação Julita beneficia 150 famílias com entrega de cestas de alimentos

Desde que foram anunciadas as medidas de distanciamento social para contenção do avanço do Coronavírus, a Fundação Julita vem adotando ações de proteção às famílias mais vulneráveis dos nossos educandos, a fim de garantir o direito à alimentação neste momento.

Realizamos uma campanha para a compra de cestas básicas e, nesta primeira etapa (de março), já fizemos a entrega de 150 cestas de alimentos, totalizando o recurso de R$ 18.154,50. A média de pessoas impactadas é de 750 indivíduos, pois cada família tem de 4 a 5 integrantes.

Com uma equipe de “linha de frente” de colaboradores, que não fazem parte do grupo de risco de contágio da doença, realizamos o mapeamento de famílias que receberam a cesta básica de alimentos não-perecíveis além de frutas, verduras e legumes. É prática da Fundação Julita o estímulo à alimentação saudável e incluir alimentos, como frutas e legumes, na dieta das famílias se torna ainda mais essencial por conta da ameaça do Covid-19, pois é imprescindível fortalecer o sistema imunológico neste momento.

A Campanha em Números

A operacionalização da entrega

Para viabilizar a entrega das cestas, o contato com as famílias foi realizado mediante ligação telefônica com agendamentos para evitar aglomerações. Segundo Evelyn Inouye, nutricionista da Fundação, seguimos à risca todos os protocolos para garantir a segurança de todos: "os colaboradores que realizaram as entregas usaram máscaras e luvas e cada pessoa que chegava para retirar a cesta passou pela higienização das mãos com álcool em gel", completa ela

Entre os critérios para a escolha das famílias estão:

- Famílias inseridas nos programas da Fundação Julita;

- Ter renda zero ou baixa renda;

- Mulheres provedoras dos lares.

Garantindo uma alimentação de qualidade

Prezando por oferecer uma alimentação digna e que realmente fosse importante para o cuidado com o sistema imunológico, a cesta distribuída para as famílias nesta primeira fase de Campanha continha os alimentos:

• 1 pacote de arroz branco de 5kg

• 1kg de arroz com grãos

• 2kg de de feijão carioca

• 2 unidades de óleo

• 2kg de açúcar

• 1kg de sal

• 2 pacotes de macarrão

• 1kg de molho de tomate

• 1 unidade de biscoito

• 1 pacote de café

• 1 chocotone

• 1 Neston

Além de alimentos naturais como:

• 1 unidade de repolho

• 500g de cebola

• 1kg de beterraba

• 1kg de cenoura

• 500g de tomate

• 1 maço de rúcula

• 10 unidades de laranja

• 5 unidades de maças

"Esta cesta foi pensada com muito cuidado para garantir a alimentação de qualidade de nossos educandos neste período de suspensão das atividades. Segundo Evelyn, o acesso à alimentação é um direito básico e sabemos da sua importância na vida das pessoas: "Sem dúvida, garantir que as famílias tenham o acesso à alimentação saudável  é contribuir para a saúde delas", complementa a nutricionista.

Próximos passos

Com a campanha em prol das famílias e o envolvimento de pessoas físicas e organizações, já conseguimos arrecadar um valor total de R$ 185.366,93. Com essa quantia depositada em uma conta emergencial, a Fundação continua a apoiar as famílias por meio de um auxílio financeiro para a compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza e gás de cozinha; itens mapeados como necessidades essenciais neste momento. A previsão é que a Fundação continue a dar esse suporte para os próximos 4 meses, inicialmente.

“Estamos estudando um programa com finalidade socioeducativa, em conjunto com os coordenadores da Fundação, para que possamos oferecer um apoio mais abrangente às famílias diante das necessidades que sabemos que terão pela frente. Refletimos como as famílias vão sobreviver neste período e após tudo isso passar também. Para além da cesta de alimentos, pretendemos olhar para a situação de uma forma mais ampla, conscientizar as famílias que o benefício não será para sempre, que é preciso tomar providências”, conclui Jânio de Oliveira, gestor geral da Fundação Julita.

Nosso muito obrigada!

Queremos muito agradecer a todos os doadores e às pessoas que estão engajadas e ajudando a divulgar a nossa campanha! Muito obrigada por acreditarem e fazerem parte da nossa causa!

Nossa campanha continua, espalhe na sua rede! Se alcançarmos mais doadores, vamos estender o benefício às famílias tanto em número de famílias beneficiadas como em tempo (meses) em que possam receber o benefício!

DADOS DA CONTA PARA DEPÓSITO:

BANCO ITAÚ

Agência: 0738

CC: 40458-1

CNPJ: 62.805.759/0001-07

FUNDAÇÃO JULITA

Ao realizar o depósito, por favor, envie o comprovante para o e-mail: parcerias@fundacaojulita.org.br

Doações pela internet

Por uma iniciativa do Instituto ACP dentro do movimento “Família apoia Família”, que abraçou nossa causa, também é possível contribuir por meio da plataforma de financiamento coletivo: https://benfeitoria.com/fundacaojulita

Doações de cestas básicas

Nestes últimos dias, também recebemos de alguns parceiros e pessoas físicas doações de cestas básicas de alimentos e outros itens que serão entregues para moradores em situação emergencial, que não fazem parte do programa de auxílio às famílias da Fundação Julita. Porém, a Fundação se prontificou a ser um núcleo de entrega desses itens.