27

nov

Fundação debate o direito dos idosos no Festival Terceiro Sinal

Fundação debate o direito dos idosos no Festival Terceiro Sinal

Um espaço que mostra que envelhecer é saudável. Aqui é uma semente que está sendo plantada, precisamos nos unir e fazer valer o direito do idoso. Mostrar para a sociedade toda a capacidade que temos aqui e multiplicar com outros lugares”.

Foi dessa forma contundente que o Gestor Geral da Fundação Julita, Jânio de Oliveira, abriu a primeira edição do Festival Terceiro Sinal – Pela Garantia dos Direitos Sociais dos Idosos, evento organizado pelo Núcleo de Convivência do Idoso – Programa Araucária – da organização.

No último dia 26 de outubro, cerca de 150 idosos participaram do primeiro dia do Festival Terceiro Sinal.

O evento reuniu especialistas de diversas áreas e beneficiados pela Fundação Julita: Janaina Aparecida, coordenadora do Núcleo de Convivência do Idoso da Julita; Karina Coutinho, psicóloga do Programa Araucária; Agnaldo Vieira, coordenador do Centro de Educação em Saúde da Julita; Gustavo de Paula, técnico da Gerência de estudos e programas sociais (GEPROS) Sesc – SP;  Rafael Guimarães, técnico responsável do Programa de Idosos do Sesc Campo Limpo; Maria Lucia Viana, supervisora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Edite da Silva, beneficiada do Programa Araucária, uma das idosas mais antigas da Fundação Julita. O grupo debateu questões relacionadas à garantia dos direitos dos idosos.

Já a mediação da mesa ficou por conta de Elton Victor, professor de teatro do Núcleo de Convivência do Idoso da Julita.

Os participantes abordaram temas diversos como: lazer, cultura, fortalecimento das políticas públicas de assistência social, saúde, vínculo familiar, namoro na terceira idade, entre outros, e esclareceram dúvidas.

Ao final, um grupo de idosas e idosos fizeram uma apresentação de dança Zumba, compondo o especial “Outubro Rosa”, organizada pelo educador Joelmes Ferreira, do Centro de Educação Pelo Esporte da Julita.

FÁBRICA DE CULTURA RECEBE O FESTIVAL TERCEIRO SINAL

Dando sequência ao Festival Terceiro Sinal, no sábado (27/10), a Fábrica de Cultura do Jardim São Luís abriu espaço para diversas apresentações artísticas.

Uma plateia lotada conferiu: Escurinho do Arcodeão, grupo do Sr. Chico – beneficiado pela Fundação Julita; Grupo de dança de idosos do CEU Casa Blanca; Projeção Fotográfica da Teresa Hora (também participante do Núcleo da Terceira Idade da Fundação); Ginástica para Todos do SESC e a apresentação da peça “Reviravolta”, encenada pelos idosos da Fundação Julita.

Escurinho do Arcodeão

Ginástica para Todos do SESC

Grupo de dança de idosos do CEU Casa Blanca

peça “Reviravolta”, encenada pelos idosos da Fundação Julita

peça “Reviravolta”, encenada pelos idosos da Fundação Julita

ENVELHECER COM DIGNIDADE

“O Brasil está se tornando um país que está envelhecendo”; o número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Seguindo este ritmo, em breve, a população idosa deve superar a de crianças e adolescentes.

Diante disso, se faz necessária uma maior atenção para a defesa de direitos da população idosa:

“O nosso papel é justamente trazer as pessoas para participar, debater e fortalecer. Esses idosos representam as nossas raízes. É preciso fortalecer a participação cidadã, o ser político, independentemente da idade, para o fortalecimento das políticas públicas. Nosso papel enquanto organização é o de também contribuir com outros espaços e mecanismos na sociedade para propagar esse fortalecimento. Esse é o momento de formação política do indivíduo”, analisa Jânio de Oliveira, Gestor Geral da Fundação Julita.

Este é o primeiro Festival Terceiro Sinal porque a Fundação Julita pretende promover o evento anualmente para, além das discussões em torno da política, também dar relevância aos trabalhos culturais desenvolvidos pela terceira idade.

AGRADECIMENTO ESPECIAL:

Sesc Campo Limpo, Fábrica de Cultura do Jardim São Luís e Mari Viana ( fotógrafa)

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI

Compartilhe

Fale Conosco

Quer fazer uma doação, saber mais sobre a Fundação Julita ou ser um parceiro? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender!

Entrar em contato