jun

Fundação Salvador Arena é “Parceira Julita” há mais de 10 anos

A Fundação Salvador Arena é um parceiro de longa data da Fundação Julita. Atualmente, oferece recursos para o programa de alimentação da organização, que proporciona mais de 2.886 refeições qualificadas por dia para os beneficiados da Fundação, da primeira infância a terceira idade.

Refeição qualificada significa que, antes de ser planejado, o cardápio é estudado por uma equipe de nutricionistas, a fim de contemplar todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de uma pessoa, dependendo da sua idade, hábitos de vida e condições de saúde.  Por exemplo, na primeira infância, a alimentação é fator fundamental para o crescimento saudável e o aprendizado, o que pode ter impacto em todas as fases de vida.

Diversidade alimentar

Os recursos são concedidos por meio do edital “Programa de Alimentação Complementar para Entidades Sociais – PACES”, aberto todos os anos pela Salvador Arena. Desta vez, o benefício foi concedido em outubro de 2016, renovado em 2018 e vale até setembro de 2019, mas já fomos contemplados outros anos: em 2007, 2008 e 2013.

Segundo a nutricionista da Fundação Julita, Evelyn Inouye, o programa viabiliza a qualificação das refeições e a realização de oficinas de educação alimentar, além de permitir a ampliação do atendimento com a oferta de lanche nas atividades de fins de semana.

O recurso permite a compra de produtos não-perecíveis, deixando uma reserva para o investimento em alimentos mais qualificados. “Sendo assim, é possível trazer mais diversidade para a alimentação. Por exemplo, comprar frutas como carambola, kiwi, morango; melhorar a compra da carne e ampliar o acesso a produtos de panificação”, informa a nutricionista.

Como resultado, ainda de acordo com Evelyn, a parceria proporciona a ampliação do repertório alimentar dos beneficiados, garantindo a promoção da saúde, o desenvolvimento intelectual, além de fortalecer o vínculo afetivo com alimentação (aumenta a aceitabilidade de alimentos).

Além da Fundação Salvador Arena, o Projeto de Alimentação Saudável da Fundação Julita conta com o apoio de pessoas físicas e de empresas. Uma parte significativa dos recursos deste projeto acabou de ser captada via imposto de renda. Saiba mais

Parceiros de longa data

Para além do Programa de Alimentação Complementar, a Fundação Salvador Arena já apoiou outros projetos e iniciativas da organização. Por meio do “Programa de Apoio a Projetos Sociais – PAPS” (2009 e 2014), foram apoiados os projetos: “Panificação”, para equipar a nossa cozinha e oferecer formação técnica em panificação, e “Acessibilidade para um Futuro Melhor”, com a pavimentação do espaço.

A Fundação Salvador Arena também ofereceu a oportunidade de participarmos do curso de formação em “Gestão Profissional para Organizações do Terceiro Setor”, promovido pela instituição com suporte técnico de sua Universidade Corporativa e do Professor José Alberto Tozzi. O resultado da formação está sistematizado no e-book . Confira!

Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena é uma entidade sem fins lucrativos, idealizada e estruturada pelo engenheiro Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico e proprietário da Termomecânica São Paulo S.A. Criada em 1998, sua missão é “atender aos ideais do fundador, contribuindo com a sociedade, em especial com os mais necessitados, atuando nas áreas de educação, saúde, habitação e assistência social, visando à transformação social, com recursos provenientes da aplicação de seu patrimônio”. Saiba mais!