Formação alinhada à atualidade

Entre os temas que mais estão em pauta na mídia e na sociedade, dois deles foram debatidos em palestras na Fundação Julita: a educação financeira e a aposentadoria.

Ambas aconteceram no mesmo dia, mas para públicos diferentes. A primeira teve a apresentação de Elisete Veríssimo, superintendente da MAPFRE Capitalização, reunindo em torno de 40 jovens. Já a segunda contou com a presença de mais de 80 idosos e seus familiares e amigos, sendo ministrada por Fernando de Carvalho Marrach, técnico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Elisete Veríssimo em palestra com os jovens

Com a participação de jovens da oficina de orientação e preparação para o mercado de trabalho, projeto de vida e cidadania, da Fundação Julita, a palestra intitulada “Comece hoje a pensar no amanhã!” tratou da importância do autoconhecimento e do estabelecimento de objetivos claros para a sustentabilidade financeira, levando em conta os desafios que o Brasil apresenta do ponto de vista político, econômico e social, ainda mais diante do fato de que 62% dos brasileiros dizem não guardar dinheiro nem possuir reserva.

A ação da MAPFRE integrou as atividades desenvolvidas em virtude da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), que acontece entre os dias 20 e 26 de maio.

Os impasses da previdência

A palestra sobre a previdência abordou como funciona a previdência hoje e como pode ficar o cenário diante da nova reforma. Tiveram muitas dúvidas dos idosos sobre aposentadoria em geral, aposentadoria por invalidez, pensão e pensão por morte.

Em relação à nova reforma da previdência em estudo no governo, várias outras dúvidas foram levantadas pelos idosos, como a duplicidade de benefício (aposentadoria e pensão) e como ficam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o tempo de contribuição.

De acordo com Rosa Marlene, assistente do Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) da Fundação, hoje temos vários idosos que recebem o BPC, sendo esta a única fonte de renda deles por estarem em situação de vulnerabilidade social. “Por isso, o BPC é uma das principais preocupações dos idosos”, declara Rosa.

“Um ponto interessante que achei da palestra foi ouvir que devemos contribuir para o INSS pensando no todo, pois é uma contribuição coletiva, para todos. Por exemplo, se eu sofro um acidente de trabalho e contribuo há apenas 6 meses, mesmo assim recebo o benefício, ou seja, é uma proteção social”, conta ela.

Fernando de Carvalho Marrach em palestra com os idosos

Os dois temas, Educação Financeira e Previdência, encontram-se no tempo de vida. Afinal, um impacta diretamente no outro. Sendo assim, são importantes tanto na juventude como na terceira idade.  “O tema da educação financeira faz parte do Plano de Sustentabilidade global da MAPFRE. É fundamental que  nossos clientes, colaboradores e a sociedade em geral conheçam os produtos e serviços disponíveis e se sintam mais confiantes com suas decisões financeiras ”, finaliza Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da MAPFRE.