out

Educação Ambiental para além dos muros da Fundação

As ações do Centro de Educação Ambiental da Fundação Julita têm se tornado referência para além dos muros da organização. No último mês, fomos convidados para participar do Simpósio de Educação Ambiental OCA/Esalq USP.

Além disso, também foram realizadas formações com escolas e empresas parceiras.

Simpósio de Educação Ambiental

O Centro de Educação Ambiental foi convidado, junto com outros projetos socioambientais, para apresentar a trajetória dos últimos dois anos do “Criando Habitats para a Formação Socioambiental”. O projeto tem o objetivo de apresentar e aproximar as crianças e adolescentes, dos seis meses a 17 anos, dos elementos da natureza visando o desenvolvimento de laços afetivos das crianças com a mesma.

Após a apresentação, os participantes do evento puderam fazer considerações sobre os trabalhos apresentados. De acordo com Luciana Buitron, educadora do Centro, um ponto rico do encontro foi a diversidade regional dos trabalhos apresentados: "Os outros grupos eram do Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Sergipe e foi uma troca rica e importante, que nos mostra as potencialidades da educação ambiental com trabalhos na primeira infância e que dialogam muito com o realizamos na Julita", conta ela.

Para a Fundação, estar entre os projetos apresentados é significado de reconhecimento da metodologia de Educação Ambiental da organização, que tem uma ação continuada, da primeira infância até a juventude. Sendo assim, atua para a formação de um cidadão muito mais consciente em relação aos problemas socioambientais e também mais autônomo, em relação às possíveis soluções que podem ser construídas.

Outra ação realizada foi a formação para os educadores das escolas públicas, CEI São Joaquim e EMEI Salomão Jorge. Por conta da pandemia, o evento foi realizado de forma online e participaram do encontro mais de 60 pessoas.

O objetivo foi apresentar a metodologia do Centro de Educação Ambiental com “os 4 Elementos da Natureza”, desenvolvida na Educação Infantil. “ Essas trocas com os educadores são fundamentais para nosso trabalho, pois, além de mostrar nossas ações de educação ambiental com as crianças, podemos incentivar que o educador se reconheça e se conecte com a educação ambiental por meio do resgate das suas vivências e experiências pessoais com a natureza, acrescenta Luciana Buitron, que foi responsável pela formação.

Interface com ambiente corporativo

Por convite da empresa Zurich, o Centro de Educação Ambiental realizou uma formação sobre hortas em casa com os colaboradores da empresa. Foi um encontro, também online, no qual foram abordados temas sobre a importância dos “4 elementos (água, fogo, terra e ar)” no plantio.

Além disso, durante a conversa, foram falados de outros temas, tais como alimentação, agricultura convencional e biodiversa e os impactos de cada um para a natureza. Para finalizar, foi apresentado a composteira, como uma forma de decompor o “lixo orgânico” e produzir húmus e biofertilizante, que alimentam a horta em casa.

Mais informações sobre o Centro de Educação Ambiental, Clique Aqui