fev

Capacitação de coordenadores é foco na Fundação

No ano passado, a equipe de coordenação da Fundação Julita passou por uma formação de liderança promovida pela empresa LidLab.

O treinamento teve início em fevereiro e foi até agosto. Seis meses depois, alguns dos nove coordenadores de Programas, Centros e Setor Administrativo da Fundação Julita, que participaram da jornada, relatam o que ficou da experiência e o que está sendo colocado em prática:

Priorizar o que é relevante

A gestão do tempo mudou a minha vida. Aprendi a priorizar o que é relevante, entre o que é urgente e o que é importante. Isso ajudou muito no planejamento das demandas. A formação com a LidLab também me capacitou para a liderança, para a comunicação com a equipe, tomada de decisão, resolução de conflitos. Aprendi a ser mais aberta para novas propostas, criando mais metas e fazendo mais registros. Utilizei ferramentas para pensar planejamento e abordagem. Por exemplo, em alinhamentos com a agora mudei a abordagem: eu ouço mais, tento entender a situação antes de propor mudanças”. (Evelyn Inouye, coordenadora do projeto ‘Alimentação Saudável’ da Fundação)

Autoconhecimento e planejamento

Quando penso o que ficou da aprendizagem lembro do conceito ‘Estilos de Comunicação´, que me ajudou a me conhecer melhor, como reajo normalmente e quando estou sob pressão. Ajudou no autoconhecimento. Outra coisa que ficou é poder dizer não, entender que não dá para fazer tudo, sempre. Ajudou muito no planejamento e na organização das atividades diárias e, quando não consigo fazer algo, ajudou a entender o que posso fazer para propor ao grupo alternativas para melhorarmos o planejamento no processo”. (Janaina Aparecida, coordenadora do Programa Araucária)

Aprender a delegar

Com a formação percebi que não preciso dar conta do trabalho sozinha. Com os exercícios e aprendizados percebi que é preciso um time para o trabalho fluir. Aprendi a delegar, agora sei fazer isso! Também aprendi a fazer o que é possível. Exercitei o olhar sistêmico”. (Carolina Regina dos Santos, coordenadora pedagógica do Programa Castanheira)

Gestão do Tempo

Da formação, destaco a gestão do tempo, que me fez colocar no papel todos os meus afazeres para priorizá-los. Como consequência, meu dia a dia se tornou mais organizado e otimizado. Também fez todo o sentido o conceito ‘Estilos de Comunicação’, que me fez enxergar a maneira que cada pessoa se expressa e entendê-las melhor”. (José Eduardo Haddad, de Avaliação de Projetos)

Lidlab na formação de lideranças

A Formação em Lideranças promovida pela LidLab teve seis passos, utilizando metodologias Cognitivas Comportamentais, Neurociência Social e Neurocoaching. Entre os temas e conceitos trabalhados estão:  Gestão do Tempo, Motivação, Modelo SMART, MBTI e Estilos de Comunicação. Para a formação de líderes, a empresa utiliza os conceitos mais modernos de Neurociência. Saiba mais em: http://www.lidlab.com.br/