set

BrazilFoundation soma esforços para enfrentamento da pandemia

A pandemia trouxe alguns grandes desafios para a Fundação Julita: contribuir para garantir o direito à alimentação das famílias mais vulneráveis da comunidade, a continuidade do atendimento de forma online e a sustentabilidade da organização.

Diante deste contexto tão desafiador, em julho, a Fundação formaliza parceria com a BrazilFoundation, que garantirá, em parte, a manutenção das atividades previstas de enfrentamento à Covid-19, tanto para esse momento e pós-pandemia, com apoio à gestão institucional.

Desde que as atividades presenciais foram suspensas, por tempo indeterminado, a Fundação vem buscando alternativas para garantir suporte às famílias e moradores do território, com ações emergenciais de entrega de cestas básicas, cartões-benefício, mapeamento de necessidades, além de disponibilizar seus profissionais para realizar acompanhamento psicológico e socioassistencial via telefone, whatsapp e, quando necessário, inclusive pessoalmente (no caso dos idosos).

Além disso, a organização mantém as ações socioeducativas, envolvendo os educadores na programação e envio de atividades de forma online para crianças, adolescentes, jovens e idosos. Por trás de todo esse trabalho, nos bastidores, há equipes da área administrativa, de Comunicação e de Mobilização de Recursos atuando para garantir a sustentabilidade da organização.

A arrecadação para todas essas atividades teve um impacto durante a pandemia, com a queda de fontes importantes e tradicionais de captação, como doações via cupons fiscais (dentro do Programa Nota Fiscal Paulista) e eventos beneficentes presenciais. Sendo assim, a nova parceria com a BrazilFoundation contribui para minimizar esse impacto, fortalecendo ainda mais o papel da Fundação Julita frente à garantia de direitos da população mais vulnerável da comunidade do Jardim São Luís e bairros vizinhos.

Apoio para a arrecadação de recursos de OSCs

"Diante da pandemia, a BrazilFoundation abriu a possibilidade de um apoio emergencial para garantir a sustentabilidade de organizações que atuam com famílias em extrema vulnerabilidade. Isso tem uma importância muito grande no cenário que estamos enfrentando, de grandes desafios futuros de arrecadação de recursos por parte das OSCs", afirma Evelyn Inouye, nutricionista da Fundação Julita.

Dentre as ações previstas com a parceria estão o fortalecimento das áreas de gestão, administrativo-financeira, captação, comunicação e tecnologia e saúde nutricional. A Alimentação Saudável e a promoção da saúde estão entre os principais projetos da Fundação desde 2012 e, durante a pandemia, foram realizadas atividades relacionadas à elaboração de conteúdos informativos para a comunidade além de formações sobre educação alimentar e nutricional, pesquisa e organização de orientações e ações nutricionais específicas para o cenário Covid-19 e outros cuidados para a saúde.

Projeto de Saúde Nutricional da Fundação

A parceria vem de encontro a uma filosofia da Fundação e uma bandeira levantada há anos pela organização, que é a ampliação do repertório alimentar dos beneficiados, garantindo a promoção da saúde e o desenvolvimento integral, tendo uma relevância maior ainda nos primeiros anos de vida da criança. Neste novo cenário da pandemia realizamos entregas de cestas para as famílias matriculadas nos programas da organização, mapeadas entre as mais vulneráveis, e como diferencial incluímos verduras e legumes (para além dos industrializados), como uma forma de incentivar o consumo de produtos naturais, a fim de contribuir com o aumento da imunidade dos beneficiados.

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation é uma organização pioneira na filantropia brasileira, que atua como uma ponte entre doadores e organizações sociais que promovem igualdade, justiça social e oportunidade no Brasil. Nossa rede global de parceiros e apoiadores contribui para que as organizações tenham recursos para fortalecer sua atuação e responder às demandas locais. A BrazilFoundation trabalha em estreita colaboração com doadores oferecendo um veículo simples para oportunidades de investimento social. Em 20 anos de atuação, já investiu mais de US$ 53 milhões em 625 organizações sociais de 26 estados no Brasil nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Socioeconômico e Direitos Humanos.

Durante a pandemia, promoveu a campanha “BrazilFoundation em Ação – Juntos contra a Covid-19”, a fim de apoiar organizações sociais na linha de frente da luta contra os danos do coronavírus em comunidades vulneráveis do Brasil, contribuindo para diminuir os prejuízos socioeconômicos mais imediatos.

Sobre a BrazilFoundation: Clique aqui