dez

Alunas da Julita recebem incentivo para se tornarem profissionais de Tecnologia

Educandas da Fundação Julita, beneficiadas pelo Programa Paineira (formação para o mercado de trabalho), participaram do workshop #SerMulherEmTech, organizado por Cecília Marshall,

que tem uma carreira consolidada na área de Tecnologia da Informação, com Mestrado em Tecnologia Instrucional na Universidade de Bloomsburg, Pensilvânia, nos Estados Unidos, e é líder de marketing na SAP Brasil.

Com a missão de inspirar meninas a conhecerem e a ingressarem na carreira de Tecnologia da Informação, o #SerMulherEmTech trouxe várias profissionais da área: Greyce Gois; Elisa Andrade; Karin Lorena; Cyntia Delabio; Regina Pistelli; Cristiane Vargas; Bartira; Jaqueline Rodrigues; Tatiana Veneroso; Cecilia Marshall; Regina Acher; Ana Laura e Fany Lupion, conselheira da Fundação Julita, que compartilharam seus conhecimentos e experiências, esclareceram dúvidas e mostraram todo um mundo de possibilidades, que existe dentro desse ramo, quebrando o preconceito de que mulheres não entendem ou não gostam de tecnologia.

Para o gestor geral da Fundação Julita, Jânio de Oliveira, “o #SerMulherEmTech é uma importante oportunidade para as jovens da Fundação Julita, a fim de diminuir a distância entre o universo da tecnologia e as jovens meninas das periferias que têm interesse nessa área. Muito mais que isso, é também inspirá-las com a história de mulheres que quebraram barreiras e se tornaram exemplos de sucesso na profissão”.

É PRECISO QUEBRAR TABUS

Em um mundo em que a tecnologia avança a passos largos, a inclusão de mulheres neste segmento é um grande desafio.

Dados apresentados no evento Por um Planeta 50-50: Mulheres e meninas na ciência e tecnologia, realizado pela Serasa Experian em parceria com a ONU Mulheres, em fevereiro deste ano, mostrou que apenas 17% do total de programadores brasileiros são mulheres.

Por isso, trazer esperança e mostrar para meninas de diversas idades que existem infinitas possibilidades dentro do universo da tecnologia é fundamental.

“O mundo da tecnologia é distante das meninas, isso é uma questão até cultural do Brasil, onde meninas são incentivadas a brincar com bonecas, e meninos com joguinhos. Então, o que queremos é plantar uma semente nessas meninas mostrando que é possível construir uma carreira dentro do mercado de tecnologia. E que, por meio dessa carreira, elas podem viabilizar muitos sonhos, com um emprego bem remunerado e estável. Viemos aqui na Julita mostrar que somos mulheres felizes, mulheres da tecnologia e incentivar para que essas meninas também sejam”, explica Cecília Marshall, idealizadora do #SerMulherEmTech.

#Dica: a Fatec da zona Sul fica localizada no Jardim São Luís e oferece curso gratuito de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas as vagas nem sempre são preenchidas.

A Fatec fica no endereço Rua Frederico Grotte, 322 - Jd. São Luís - Telefone: (11)5851-8949 - E-mail: secretaria@fateczonasul.edu.br - Site: www.fateczonasul.edu.br