dez

Mais de 280 jovens e adultos formados em 2019

Foram muitas as conquistas da Juventude da Fundação Julita em 2019. Cerca de 283 jovens foram formados em cursos de preparação para o mundo do trabalho no ano.

Nesta segunda turma do ano, jovens e adultos do Programa Paineira tiveram dois grandes momentos: a apresentação do "Trabalho de Conclusão de Curso", no qual demonstraram por meio de uma apresentação formal, com uma banca avaliadora, o resultado do processo de aprendizagem semestral nas oficinas tanto teóricas como práticas e a tão esperada "Formatura".

O Trabalho de Conclusão de Curso é o momento em que os jovens colocam em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. De acordo com Anabela Gonçalves, Coordenadora do Programa Paineira, o TCC traz para os jovens o entendimento do que é elaborar um projeto e completa: "Possibilita conhecimentos que serão essenciais na construção de qualquer ação individual ou coletiva na vida dos jovens e adultos".

Estavam presentes na banca alguns parceiros convidados e colaboradores da Fundação Julita. Célia Hara, que trabalha na área de Desenvolvimento Institucional da Fundação Julita; Flávia Cremonesi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental; Victória Faria, colaboradora da Fundação Julita; Marisa Marques e Ana Vial, representes do Instituto George Mark Klabin (IGMK); Nicolaos Theodorakis, presidente da Julita; Flaviano Junior, educador; Fábio Meirelles, da área administrativa da Julita; Ricardo Geoffroy, voluntário do curso de Assistente Administrativo; e Gabriel Nardelli, parceiro do projeto Pense Grande.

O outro grande momento foi a realização da última entrega de certificados do ano, que é feita em uma cerimônia como se fosse uma formatura. Receberam certificado de conclusão de curso: 140 jovens do Centro para a Juventude e 40 educandos da Escola Empreendedora, que, em conjunto com seus familiares e educadores, celebraram mais uma conquista em suas vidas.  A Escola Empreendedora engloba os cursos de Assistente Administrativo e Gestão para o Comércio.

O Gestor Geral da Fundação Julita, Jânio de Oliveira, fez a abertura da cerimônia lembrando a importância de olhar para a juventude como potência . Ana Vial participou de todo o evento representando o IGMK, importante parceiro desse projeto.

Segundo Renata Moura, coordenadora pedagógica do Programa Paineira, é importante essa celebração, pois é um fechamento de ciclo para os jovens e adultos que agora estão aptos para o mercado de trabalho e completa: " A sensação é de superação e dever cumprido".