O diferencial Julita

Desde 2008, os programas de atendimento da Fundação Julita incorporaram a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade por meio de quatro áreas do conhecimento essenciais à educação integral: Saúde, Esporte, Meio Ambiente e Cultura. Para isso, foram estabelecidos quatro Centros de Educação, que contam com profissionais especializados que oferecem referências teóricas e práticas ao corpo técnico de todos os programas de atendimento (coordenadores, educadores e funcionários) e, sobretudo, aos beneficiados, assim como seus respectivos familiares. Os Centros de Educação são o principal diferencial do trabalho social da Fundação Julita.

Centro de Educação Ambiental

Para resgatar a convivência e o vínculo com a natureza, o Centro de Educação Ambiental propõe uma metodologia pedagógica continuada que vai desde a Primeira Infância até a juventude, por meio de vivências com os 4 Elementos da Natureza e o manejo e a construção de habitats ecológicos. Tem como base a permacultura. Por meio de mutirões, são construídas práticas sustentáveis de baixo custo como alternativa aos problemas ambientais da comunidade, tais como cisterna, canais de infiltração de água, círculo de bananeiras, minhocário, estercário, composteira, hortas, biodigestor e técnicas de bioconstrução. Todas podem ser encontradas no espaço da Fundação Julita, formando um roteiro ecológico aberto à visitação.

Centro de Educação em Saúde

Desenvolve ações de promoção à saúde, preventivas e educativas, além de atendimentos em psicologia, psicopedagogia, enfermagem, nutrição e odontologia. Tem como principal objetivo atuar em questões que possam prejudicar o desenvolvimento e o aprenzidado, como fatores nutricionais e de saúde mental. Com o Projeto Alimentação Saudável, já reduziu os casos de desnutrição em 99,6% e tem trabalhado na qualificação e educação nutricional. Além disso, lida cotidianamente com a quebra de ciclos violência, de uso abusivo de drogas e violações de direitos. Para isso, utiliza Práticas Integrativas Complementares (PICs), como Comunicação não-Violenta, Lian Gong, Círculos Restaurativos, Terapia Comunitária e Meditação.

Centro de Educação em Saúde
Centro de Educação pelo Esporte

Oferece oficinas esportivas todos os dias da semana em diversas modalidades, democratizando o acesso ao esporte e ao lazer. Tem como bases pedagógicas: o Esporte Educacional, a Cultura Corporal do Movimento e a Pedagogia do Esporte.  O intuito principal é a inclusão por meio do esporte e o respeito às diversidades, além de o esporte ser a estratégia para o aprendizado e a consolidação de valores. Promove o curso "Jovens Monitores em Esporte", que realiza a formação de 30 jovens monitores por ano – 24 deles já ingressaram na universidade de Educação Física. Como extensão, desde 2018, teve início o projeto "Comunidade em Movimento", no qual esses jovens desdobram os benefícios adquiridos na própria Fundação Julita, atuando em atividades esportivas para a comunidade. Nove deles ganharam bolsa de estudo universitária.

Centro de Educação em Cultura

Tem como objetivo a valorização da cultura popular e a ampliação do repertório cultural. Oferece cursos de música (iniciação musical, violão, xilofone, percussão e sopro) e, desde a década de 1990, mantém a Nação Julita, um grupo de Maracatu que percorre a comunidade e se apresenta nos principais eventos da Fundação. Conta com o Núcleo de Educomunicação, que promove a crítica da produção midiática e a ampliação de leitura de mundo. Para promover a integração familiar, realiza eventos comunitários como Festa Junina, Encontro Cultural e Festival da Primavera. Possui Biblioteca Comunitária Multiúso, que, além de empréstimo de livros (tem acervo de 15 mil livros), realiza mediação de leitura, saraus, cines-debate e outros eventos.

Centro de Educação em Cultura