
Centro de Educação Ambiental (CEA)
Para resgatar a convivência e o vínculo com a natureza, o Centro de Educação Ambiental propõe uma metodologia pedagógica continuada que vai desde a Primeira Infância até a Juventude, por meio de vivências com os Quatro Elementos da Natureza e o manejo e a construção de habitats ecológicos. Tem como base a permacultura. Por meio de mutirões, no espaço da Julita são construídas práticas sustentáveis de baixo custo como alternativa aos problemas ambientais da comunidade, tais como: cisterna, canais de infiltração de água, jardins de chuva, círculo de bananeiras, saneamento ecológico, composteira, hortas de PANC's, biodigestor, telhados verdes, banheiro seco e auditório construídos com técnicas de bioconstrução, além de ações de manejo e conservação do bosque, fragmento de Mata Atlântica, localizado na fazendinha da organização. Ao todo, estão disponiveis 39 tecnologias sustentáveis no espaço da Fundação Julita, formando um roteiro ecológico aberto à visitação para escolas. O CEA também realiza formações de professores de outros espaços educativos, visando disseminar a metodologia de Educação Ambiental desenvolvida nestes mais de 10 anos de atuação. Para agendar uma visita, escreva para: ambiental@fundacaojulita.org.br
Centro de Promoção à Saúde
Desenvolve ações educativas de promoção e prevenção à saúde e atendimentos em psicologia, psicopedagogia, enfermagem, nutrição e odontologia. Tem como principal objetivo atuar em questões que possam prejudicar o desenvolvimento e o aprendizado, como fatores nutricionais, cuidados com o corpo e a saúde mental. Além disso, lida cotidianamente com a quebra de ciclos de violência, de uso abusivo de substâncias e violações de direitos. Como metodologias, utiliza: Sistema de Atendimento em Enfermagem (SAE) e Práticas Integrativas Complementares (PICs), como Comunicação não-Violenta, Círculos Restaurativos, Terapia Comunitária e Prática de Respiração e Concentração (PRC).
O projeto Alimentação Saudável da Julita promove ações de educação nutricional e de promoção a uma alimentação saudável e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Governo do Estado de São Paulo.
Conheça o e-book com a metodologia e práticas do Centro de Promoção à Saúde.


Centro de Educação pelo Esporte (CEE)
Oferece oficinas esportivas/recreativas todos os dias da semana em diversas modalidades, democratizando o acesso ao esporte e ao lazer, contemplando crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Tem como bases pedagógicas: a Cultura Corporal de Movimento e a Pedagogia do Esporte. O intuito principal é a inclusão por meio do esporte e demais práticas corporais, bem como o respeito às diversidades, além de o esporte ser a estratégia para o aprendizado e a consolidação de valores. O Centro também abrange o Núcleo de Práticas Integrativas (NPI), disseminando a Prática de Respiração e Concentração (PRC) como contribuição para uma Cultura de Paz. Atua, ainda, com o público adulto e idoso promovendo atividades de Ginástica Funcional, Esportes para Terceira Idade e Ginástica Laboral para os colaboradores da Fundação Julita. Realiza encontros esportivos, no formato de Festivais, Torneios e Campeonatos temáticos, realizados aos finais de semana, ligados às oficinas esportivas promovidas pelo Centro.
Promove o curso Jovens Monitores em Esporte desde 2012, que realiza a formação de 30 jovens monitores por ano – 75 deles já ingressaram na universidade, sendo 50 no curso de Educação Física. Como extensão aos Jovens Monitores, desde 2018, teve início o projeto Comunidade em Movimento, no qual esses jovens retornam os benefícios adquiridos na própria Fundação Julita, atuando em atividades esportivas voltadas para a comunidade e, com o fomento de bolsa-auxílio, são incentivados a ingressar no Ensino Superior cursando Educação Física, Pedagogia ou Psicologia.
Conheça o e-book com a metodologia e práticas do Centro de Educação em Esporte.
Centro de Educação em Cultura (CEC)
O Centro de Educação e Cultura é responsável pelo mapeamento, desenvolvimento, produção e consumo de bens culturais para os beneficiários da Fundação Julita, com ações em diálogo com o território. Atua em diversas frentes e utiliza das mais variadas linguagens artísticas (artes visuais, cinema, dança, literatura e teatro). Tem como objetivo proporcionar o acesso aos bens culturais e suas ferramentas de produção, tendo o potencial estético como elemento de transformação social. Com o desenvolvimento da cultura através da educação, é possível transformar o território de maneira estética, social e cultural, onde cada participante vivencie a importância do seu papel em criar novas formas de se praticar e celebrar a vida em comunidade.
